O Qualis-APS é o Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal. Criado pela Portaria nº 39, de 23 de janeiro de 2019, tem por objetivo o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) no Distrito Federal (DF), visando a melhoria dos serviços prestados.
O Programa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal (SES-DF), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Brasília) e Universidade de Brasília (UnB). O QualisAPS tem uma proposta inovadora ao desenvolver suas ações de forma participativa onde as experiências e o conhecimento dos trabalhadores, gestores e representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde/DF são consideradas.
O eixo de Avaliação do Qualis-APS está organizado em ciclos, com fases que se repetem a cada nova etapa, promovendo melhorias crescentes na qualidade. Todas as equipes de saúde da família (eSF), equipes de saúde bucal (eSB) e também, as equipes de gestão local estão incluídas no Programa e deverão participar de cada fase do ciclo, que se inicia com a construção do Plano de Ação para a Qualidade.
Antes do início da 1ª fase, em 2020 e 2021, foi realizado um diagnóstico inicial da estrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos serviços prestados pelas eSF e eSB para estabelecer a linha de base sobre a qualidade dos serviços da APS no DF. A primeira etapa do diagnóstico inicial foi a avaliação de estrutura das 165 UBS, realizada por meio de entrevistas telefônicas e do preenchimento de um instrumento pelas GSAPS. Para completar esse o diagnóstico será realizado a autoavaliação pelas equipes de saúde da família e de saúde bucal e pelas Gerências de Serviços da Atenção Primária à Saúde (GSAP). O primeiro ciclo iniciou em 2021 com o Plano de Ação para a Qualidade (PAQ) e com a Avaliação in loco e Certificação em 2022.
O segundo ciclo está em andamento agora em 2023.