O programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualis-APS) iniciou uma nova fase na avaliação da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal. Após realizar um diagnóstico da estrutura das Unidades Básicas de Saúde, a autoavaliação e a elaboração e desenvolvimento dos planos de ação para a qualidade (PAQ) das equipes de saúde da família e da gestão, o Programa se prepara para começar uma avaliação in loco. A ação pretende levantar informações relevantes junto aos gestores, profissionais e usuários das Regiões de Saúde do DF, de modo a aprimorar a prestação e a gestão dos serviços de saúde da APS.
A nova etapa já começa com uma novidade: os entrevistadores vão utilizar um software chamado “Redcap”. A ferramenta online vai garantir a consistência, o armazenamento e a organização dos dados coletados.
Para a avaliação, a equipe da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), elaborou um instrumento com questões que englobam a organização do trabalho das equipes de saúde da família, de saúde bucal e de gestão; o funcionamento dos serviços; a satisfação dos usuários; e a estrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A avaliação será feita em todas as UBS do DF (exceto as unidades prisionais) e com todas as equipes que realizaram a autoavaliação.